Michel Zózimo, lançamento do livro "Estratégias Expansivas"

21.10.11

+A-A+/-

O Espaço Recombinante é (mais uma vez) contexto para atividades culturais além das voltadas à exposição artística contemporânea. No dia 21/10, às 19h foi lançado o livro “Estratégias Expansivas: Publicações de Artistas e seus Espaços Moventes”, escrito pelo artista santa-mariense Michel Zózimo. A publicação, contemplada pela Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais (2010), tem distribuição e acesso livre na cidade a partir do evento.

Sendo ponto de partida, foram ali distribuídos cerca de cinquenta exemplares ao público interessado. A ocasião contou também com o grupo musical Kabuletê, que interpretou canções emblemáticas de samba e bossanova.

Michel Zózimo tem gradução pela UFSM, título de mestre e doutorando pela UFRGS. Sua poética direciona-se principalmente à  investigação da linguagem "múltiplo" e a diferentes abordagens para sua disseminação, valor e visibilidade. Não por acaso, esse tema é justamente objeto da publicação lançada.

O livro apresenta em seu primeiro bloco uma pesquisa sobre publicações e múltiplos de artistas, abordando trabalhos com tiragem em meio impresso que se utilizam de veículos e formatos pré-existentes, tais como o livro, a revista, o jornal e a cédula. Sua segunda parte é composta por uma série de entrevistas com artistas e pesquisadores que investigam o meio impresso no campo artístico atual: Amir Brito, Regina Melim, Paulo Silveira, Cristina Freire, Maria Ivone dos Santos, Cristiano Lenhardt.

Aos interessado que não têm acesso à versão física, basta baixá-lo por AQUI!

Veja também alguns registros do evento - mais fotos, aqui!

- por Paulo Fernando Machado -


- por Paulo Fernando Machado e Diogo Figueiredo -



- por Paulo Fernando Machado -

Prestamos mais uma vez os nossos agradecimentos a Michel Zózimo, aos músicos do grupo Kaburetê e ao público que esteve presente! Sigamos por uma arte contextualizada e de qualidade em Santa Maria!