Registros: Sala Dobradiça no Macondo Circus 2009

13.1.10

+A-A+/-
Depois de quase dois meses, finalmente publicamos aqui os registros da Sala Dobradiça, suas ações no Festival Macondo Circus, Música e Cultura Urbana (mais sobre o evento acesse este link). As realizações como um todo, as trocas e novos vínculos formados foram muito enriquecedores. Os agradecimentos sempre virão! É sempre prazeiroso conhecer novas pessoas por meio de práticas em arte - só o começo de muitas outras oportunidades!

A Sala Dobradiça em cinco dias promoveu atividades artísticas em dois pontos específicos, reunindo ao todo nove artistas convidados: um localizado no Macondo Lugar (no espaço suporte da Dobradiça, anexo ao Macondo Lugar, e em seus arredores) e outro na Praça Saldanha Marinho de Santa Maria. Pois bem, sigamos por partes. A maiorias dos registros aqui postados são de Alinne Zucolotto - os demais são comentados junto a cada ítem.

.....................................................................................................

Trabalhos na espaço suporte da Sala Dobradiça

Proposta De Refugo de Trampo (sobre o artista acesso este link)

"Consiste em uma mostra conjunta de posters e cartazes de artistas que têm como suporte as ruas das grandes cidades brasileiras."

O resultado








Visitantes





Fachada da Sala Dobradiça por Raquel Weber (em processo)
A artista nascida no município de Carazinho/RS, formada em Artes Visuais - bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM, dará início a seu projeto criado especificamente para a fachada da Sala Dobradiça. O trabalho de Raquel Weber é caracterizado por composições lineares com apreço por efeitos ópticos, vibrantes em cores, de rigor e precisão geométrica, inseridos em ambientes inusitados. Seus projetos espaciais in situ seguem os aspectos fisicos de cada lugar escolhido, resultando em interessantes propostas de diálogo estético.


Projeto prévio em aplicativo gráfico.


.....................................................................................................
Trabalhos na Praça Saldanha Marinho



> Projeto Tapume
Está baseado no material de isolamento para construção civil, suporte amplamente utilizado em muitas manifestações urbanas, tanto na cidade de Santa Maria como em outros centros. A partir de uma simples estrutura de compensado naval e madeira, sujeita a diversas interferências, artistas são convidados à produção de trabalhos específicos ou adaptados.

No festival de tema Música e Cultura
Urbana, este projeto ganhou uma importante dimensão. Ao todo foram cincos momentos dispostos nos caminhos da praça, em diálogo com o entorno (um total de vinte e dois suportes Tapume).

Quatro deles consistem em espaços para propostas de artistas convidados
e um outro, chamado Palimpsesto, está aberto a interferências livres do público e aglutina
resultados de oficinas.

Artistas que participaram:

Trampo, Sem Título (www.flickr.com/photos/trampo) Porto Alegre/RS
O artista Trampo elaborou nos suportes Tapume uma composição a partir de figuras típicas de sua poética. (registros por Alessandra Giovanella)







Braziliano, Total (http://myspace.com/totalvandal) Santa Maria/RS
Realizou um trabalho juntamente com Trampo. A feitura foi acompanhada por pessoas que transitavam pela praça, entre shows e intervalos do festival. O mais inusitado foi o pedido de um catador: seu carrinho, instrumento de trabalho, "pichado" por artistas. Com o pedido atendido, o trabalhor saiu satisfeito com a nova superfície, continuando sua caminhada pela cidade. Vejam:












Momento espontâneo e memorável










Marcelo Monteiro, Cartazes Imaginários (http://artemarcelomonteiro.blogspot.com) Porto Alegre/RS

"Série de cartazes produzidos em xilogravura, que remetem à eventos e circos inexistentes, inspirados em contos literários fantasticos de autores classicos." Mais sobre a série neste link.











Oficina de Xilogravura com Monteiro
(registros de Alessandra Giovanella)






Rodrigo Lourenço, Gravuras em um Minuto (http://rodrigolourenco.wordpress.com/) Porto Alegre/RS

Trabalha principalmente com intervenção urbana e gravura, desenvolvendo uma pesquisa prática e teórica a partir da reflexão entre a multiplicação da imagem e sua capacidade de permanência. (registros de Alessadra Giovanella)








Vital Lordelo, Oficina de Cartaz ou Pôster artístico (http://www.flickr.com/photos/dom_vital/) Porto Alegre/RS

Tem como objetivo o expressão do pensar em um formato; produção de cartazes artísticos e ou pôster arte, como meio de expressão ao Macondo Circus ou em prol de um pensamento livre; propor e discutir a produção de cartazes e pôster arte. (registro por Carolina Moro)

Cobertura no blog do Circus:
www.macondocircus.com/2 009/30-segundos-de-atencao/

Espaço Palimpsesto, aberto e multi autoral
Seguindo o conceito do conjunto de exposições realizadas no espaço suporte da Sala Dobradiça, chamado Três meses de Palimpsesto (veja o link aqui), a proposta curatorial também está no Projeto Tapume. O conceito da mostra que parte da noção de manuscrito reaproveitado e multi-autoral (palimpsesto: do grego antigo “riscar de novo”), reuniu resultados das oficinas e interferências espontâneas do público, transeuntes.




.....................................................................................................
Backstage


E vocês acham que é fácil organizar isso tudo?
Ainda sobra serviço braçal. Tsc tsc!




.....................................................................................................
Reverberando

Externo do Macondo Lugar


Interno do Macondo Lugar


.....................................................................................................