Interações audiovisuais

10.10.11

+A-A+/-


As atividades do Espaço Recombinante recomeçaram nesta última segunda-feira, 10 de outubro. Depois de quase duas semanas com a exposição Lo que llego, passando pela Gare e pela praça Saldanha Marinho, o espaço expositivo e curatorial concebido pela Sala Dobradiça voltou para o Largo da Gare.


Para marcar o reinício das atividades, promovemos a vídeo-performance recomb::in::situ, que contou com a participação do artista Noisy Loops (aka Moysés Lopes) e do músico Jovem Palerosi (aka Youngman). Segundo os autores, "o recomb::in::situ é uma instalação que busca provocar sinestesia e interação, desconstruindo o formato tradicional de apreciação da arte e a temporalidade do discurso estético. A troca do estado passivo de fruição para um estado interativo utilizou controladores digitais com ferramentas e a cultura remix contemporânea como elemento de (re)combinação para (re)significação."

As cerca de 80 pessoas que estiveram presentes na reabertura do Espaço Recombinante puderam interagir nos gestos performáticos através de um microfone instalado no interior da estrutura e também manipulando letras projetadas sobre a estrutura via touch-screen. Os sons eram gravadas e manipuladas por Jovem Palerosi, que, por sua vez, retransmitia os registros com loops e distorções.

Moysés Lopes, munido de outros tantos aparatos digitais, jogou com o espaço da Gare de maneira ampla, projetando vídeos por todo o largo da estação.

Da esquerda para direita, acima: Silvana Dalmaso, Aloísio Licht, Alessandra Giovanella, Desirée Tibola, Moyses Lopez, Paulo Fernando. Abaixo: Marcelo Cabala, Francine Nunces, Ada Azor, Elias Maroso, Dalila López e Luise Scherer.

Ao longo do mês de outubro, as cubanas Dalila Lopéz (Batiscafo) e Ada Azor (Proyecto Circo) participarão de uma residência artística em Santa Maria, realizando atividades através do projeto Continentes, da 8ª Bienal do Mercosul.


Mais fotos aqui!