Registros Itinerantes - INSTANTOMETRAJE

15.10.11

+A-A+/-




Foi por volta das 20h do último sábado que começou a exposição INSTANTOMETRAJE, no Largo da Gare. Uma parede ao final da Gare recebia projeções de vídeos, enquanto fotos e cartazes compunham o interior do Espaço Recombinante. A atividade marcou o início do trabalho das cubanas Ada Azor e Dalila López no projeto Continentes em Santa Maria.

Ao passar pela porta traseira do Espaço Recombinante, o público se deparava com brindes de rum, cachaça e cola, além de copos decorados com as bandeiras do Brasil e de Cuba. Samba (cachaça + cola) para a brasileira e Cuba Libre (rum + cola + limão) para a cubana. A bebida não era apenas uma regalia de abertura de exposição - normalmente mais afeita a vinhos e espumantes.

Colocar lado a lado a cachaça, tipicamente brasileira, e o rum, bebida-símbolo da ilha caribenha, tinha como objetivo o intercâmbio - com um pendor baconiano, é fato - entre as culturas de países bem distantes.



Lidar com trocas culturais, diga-se, é uma atividade frequente para as gestoras culturais Dalila e Ada. O Projeto Batiscafo, gestado por Dalila Lopéz, promove intercâmbios há 10 anos em Havana. O projetos têm caráter de residência artística e, em determinado momento, havia quatro edições por ano. Três com a duração de um mês cada, em que dois artistas cubanos convidam dois artistas estrangeiros.

Ao final, cada residência origina uma exposição ou palestra onde são expostos os resultados ou as obras realizadas no processo. Seu quarto encontro foi o Proyecto Circo, surgido em 2003, hoje representado aqui por Ada Azor. Atualmente autônomo de Batiscafo, o Circo é uma residência multidisciplinar, programada para ocorrer no período de uma semana, contando com um maior número de artistas.

Foi a partir dessas experiências artísticas que se compôs a exposição INSTANTOMETRAJE, concebida com a Sala Dobradiça, pois apresenta um inventário de documentos gerados nesses dois projetos de difusão artística; são vídeos, cartazes e registros fotográficos de artistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Espanha e Suíça em exposição até o fim do mês em Santa Maria.

O uso termo "instantometraje", expressão cunhada pelo poeta argentino Martín Funes, enfatiza a potência do registro fotográfico, que revela contextos e acontecimentos. Estabelece um jogo com as categorias do audiovisual (longa e curta-metragem), propondo outra narrativa a partir de um numeroso conjunto de imagens estáticas, que documentam a ação como procedimento artístico.

Os audiovisuais apresentados são as propostas originais dos artistas que já participaram dos projeto cubanos, enquanto as fotos são, em sua maioria, registros de processo, capturados por artistas e/ou pelo público que esteve nos eventos. Já os cartazes - incluídos em reprodução fotográfica - foram concebidos para as edições do Projeto Circo e impressos em edição limitada na serigrafia Rene Portocarrero, a única do país.


Assim como os projetos apresentados em Cuba, as atividades promovidas aqui no Espaço Recombinante também serão registradas pelas residentes cubanas. O resultado desse encontro integrará as atividades de Batiscafo e Circo nas exposições colaterais da 11ª Bienal de Havana, em 2012.



Confira a mostra que vai até dia 25 de outubro na Gare da Estação!
Mais fotos aqui!