4ª edição do Múltiplo SD - lançamento do projeto Espaço Recombinante

8.9.11

+A-A+/-

Dia 6 de setembro de 2011, no Macondo Lugar, Santa Maria começa a conhecer o projeto Espaço Recombinante sob forma de maquete, inserida na 4ª edição do projeto Múltiplo SD. O projeto, que será inaugurado em real formato físico no dia 15 de setembro, situa a cidade nas estratégias de continuidade e descentralização da 8ª Bienal do Mercosul, com a participação de artistas paraguaios e cubanos do projeto curatorial Continentes.

O múltiplo/maquete
Sendo uma maquete montável (escala 1/70), o público convidado experencia - através do próprio gesto - valores a serem explorados na estrutura física do Espaço Recombinante (como portabilidade, ocupação e itinerância). Está projetada para as dimensões 3,3m x 3,3m x 3,9m, tamanho básico necessário para comportar diferentes concepções artísticas.


Montagem em 1:14.

Durante o período do projeto Continentes serão distribuídos gratuitamente 2500 exemplares do Múltiplo SD, que, além da maquete, contém informações sobre o edição em si, sobre o projeto geral da 8ª Bienal do Mercosul e sobre os grupos visitantes Planta Alta e Batiscafo/Circo. Os múltiplos estarão disponíveis em todos os eventos da Sala Dobradiça.

Aos que não têm acesso físico à maquete, disponibilizamos uma versão para a internet, com instruções de impressão, corte e montagem. Caso haja interesse, clique na imagem para ampliar, salve em seu computador e construa sua maquete!


De um lugar para outro
O evento também rememora diversas atividades realizadas pela Sala Dobradiça no seu projeto Espaço-Suporte, baseado em uma pequena sala (anexada ao Macondo Lugar), onde foram realizadas diversas propostas artísticas in situ/site specific (para saber mais do projeto Espaço-Suporte, clique aqui). Na ocasião, inúmeros registros de sua trajetória estavam em exibição.

Último clique no Espaço-Suporte. Sala Dobradiça + Macondo Lugar, esquerda para direita: Atílio Alencar, Alessandra Giovanella, Jeferson Bernardo, Gabriel Araújo, Aloísio Licht, Desirée Tibola e Elias Maroso. Por Diogo Figueiredo.

Assim, um formato se encerra para dar inicio a outros arranjos possíveis. A Sala Dobradiça muda seu principal módulo de ação, do Suporte ao Recombinante, do fixo ao movediço.

Agradecimentos
O lançamento também oportunizou sinceros agradecimentos aos que cobriram custos materiais do Múltiplo SD. Através de contribuições em "Livro Ouro" adquiriu-se o montante necessário para realizar a edição. Somente desse modo, mediante incentivos financeiros pessoais, a ação foi concretizada e inicia difusão pela cidade de Santa Maria e Porto Alegre.

Marcamos nossos sinceros agradecimentos a Francisco Dalcol, Igor Müller, Jorge Luiz da Cunha, Lúcia Dalmaso, Macondo Lugar, Marco Aurélio Biermann Pinto, Sara Tibola, Senso*design e Suzana Gruber.

Pelo apoio na realização do lançamento, também agradecemos o Boteco do Rosário e o Macondo Lugar - esse último em especial por ter oportunizado as primeiras propostas em curadoria do que hoje se conhece como Sala Dobradiça.

E que sigamos sempre por uma arte viva e qualificada em Santa Maria!