Sala Dobradiça na Semana Experimental Urbana - Itinerário SD0.5 (SM-PoA)

1.7.10

+A-A+/-
Nos dias 20 e 21 de junho a Sala Dobradiça participou da Semana Experimental Urbana (SEU), em Porto Alegre. O grupo foi um dos 26 escolhidos para participar desse evento focado em intervenção urbana, que aconteceu de 19 a 26 de junho.

A participação no evento marca um momento importante para a Sala Dobradiça, pois mostra o resultado de um trabalho coletivo iniciado esse ano, momento em que o espaço/grupo teve sua dinâmica reelaborada.

Criada e coordenada durante um ano por Alessandra Giovanella e Elias Maroso, a Sala Dobradiça teve, num primeiro momento, suas atividades ligadas a um espaço-suporte que era disponibilzado aos artistas (convidados ou selecionados) para que estes o repensassem/recriassem. No final desse primeiro ano a Sala já teve seu caráter alargado através de uma expansão de suas atividades para além do Espaço-Suporte. E esse caráter de expansão, no início do presente ano, foi reforçado através do convite para que outros artistas se juntassem à Sala dobradiça para repensá-la, coordenando-a coletivamente.

É dessa Sala Dobradiça, com seu caráter um pouco modificado e com a coordenação coletivada, que nasce o projeto Itinerário SD 0.5 (SM-PoA), uma ação que envolveu a criação de um representação do Espaço-Suporte com suas dimensões reduzidas pela metade e a inserção desse objeto na paisagem, criando um plano sequencial de intervenções e registros que formarão posteriormente um stopmotion.

A proposta vai ao encontro de algumas questões de interesse da Sala Dobradiça como a expansão de espaços expositivos, o pensar o espaço da arte em nossa sociedade, em nossas cidades e tange inclusive a questão: "o que é arte", questionando sua validade ao fazer com que uma marcação de um espaço expositivo "enquadre" as mais variadas paisagens. Essa inserção do objeto na paisagem foi realizada no itinerário entre Santa Maria e Porto Alegre e também em espaços públicos da última. Partindo de Santa Maria, as 6h do dia 20, o grupo fez três paradas durante o trajeto para realizar a ação.


SD 0.5, montagem e preparação de registros

Chegando em Porto Alegre, a atividade que estava prevista para o dia 20 à tarde não aconteceu devido àutilização da Praça onde estava prevista a ação com a veiculação do jogo do Brasil. No entanto, nessa noite foi proposta uma conversa entre todos os participantes do SEU, no QG da Travessa dos Venezianos, o que se tornou um momento interessante para conhecer os outros participantes da Semana Experimental, trocar experiências com outros coletivos de arte e discutir a participação destes em redes colaborativas que extrapolam o âmbito da arte.

O encontro com os outros participantes pôde acontecer também no dia seguinte devido à realização de intervenções concomitantes nas praças. Como várias ações estavam previstas para o Largo Glênio Peres - local onde a Sala Dobradiça permaneceu pela maior parte do tempo, na segunda-feira, dia 21 - as intervenções puderam interagir umas com as outras.




Logo da Sala Dobradiça, SD 0.5, intervenção 1:1 Versão Amarelo


Compensando a não realização da atividade prevista no dia anterior, o dia 21 foi movimentado e a SD 0.5 pôde ocupar diversos espaços da cidade de Porto Alegre: Parque Farroupilha, Largo Glênio Peres, Praça XV, Praça da Alfândega e Cais do Porto.


SD 0.5 em diversas praças de Porto Alegre


(animação a partir de registros esquemáticos das intervenções)