Desvenda de Intercâmbio Porto Alegre x Santa Maria

25.11.10

+A-A+/-

A Desvenda Especial de Intercâmbio Porto Alegre - Santa Maria teve curadoria do Grupo Sala Dobradiça e Rodrigo Lourenço. Esteve no SESC/Porto Alegre em setembro, na Estação da Cultura/Montenegro em outubro e integrou as atividades do Macondo Circus 2010 de 21 a 27 de novembro.

A Desvenda - Feira de Arte Contemporânea, ocorre mensalmente em Porto Alegre/RS, estimula a produção independente, e desenvolve a itinerância desse formato expositivo através de intercâmbio em diferentes cidades. Além da periodicidade mensal, as obras ficam permanentemente expostas no blog.
Em 2010, o projeto foi selecionado no 61º Salão de Abril em Fortaleza e no 24º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre.
________________________________________________________

Desvenda realiza exposição reunindo artistas de Porto Alegre e Santa Maria. *Texto de Ricardo Rodrigues e fotos de André Ávila (ColetivoVeneta) para o blog do Macondo Coletivo.

A tradicional feira de arte contemporânea Desvenda, que ocorre todo primeiro domingo de cada mês na Travessa Venezianos n.º 30, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, encurtou estradas e colocou Santa Maria e Porto Alegre lado a lado nas paredes do Sesc, na Capital.

A exposição Intercâmbio de Arte Contemporânea – Porto Alegre x Santa Maria traz obras de 39 artistas das duas cidades, reunindo em um só lugar a mistura de influências de dois importantes polos culturais do Estado, e segue até o dia 31 de setembro, na Avenida Alberto Bins, 665, no centro.


Criada com o intuito de oferecer ao público interessado em arte objetos com preços menores, a Desvenda rompe com paradigmas e modismos, a partir do momento em que estimula o interesse por itens que não sejam destinados apenas à decoração, formando, assim, a criação de um mercado específico. Rodrigo Lourenço, coordenador da Desvenda, afirma que “a feira tem, ainda, o objetivo de apresentar uma nova proposta de circulação das artes, viabilizando espaços diferentes e proporcionando outras formas de ver a produção artística, sem cair no mero capitalismo”.

Nesse contexto, a mostra Intercâmbio Cultural, que já teve edições em Salvador, por exemplo, realiza uma troca entre pessoas e obras. A ideia de aproximar Santa Maria e Porto Alegre surgiu em 2009 durante o festival Macondo Circus, evento multicultural realizado pelo Macondo Coletivo. “Conheci e convidei o pessoal da Sala Dobradiça, espaço de atividades culturais do coletivo, para fazer a curadoria dessa exposição, e agora temos o resultado”, conta Lourenço, que destaca, ainda, o fato da Desvenda investir em formatos não tradicionais, “onde nada é fixo e rígido, tudo se adapta”, afirma.
Uma amostra dos artistas

Atuante na Sala Dobradiça e expositora da mostra, Alessandra Giovanella, formada em Artes Visuais e curadora de arte, define sua obra em exposição como “parte de uma pesquisa sobre a ação do tempo”. Para a artista, “agir sobre a matéria é de certa forma brincar com o tempo, lançando a ele uma dimensão que subverte seu caráter sagrado. Símbolos sacros junto a símbolos que remetem à sexualidade enfatizam o desejo como sagrado: Profanação”.

De Porto Alegre, o artista Vital Lordelo, natural de Brasília, traz um material que fez parte de uma exposição individual que percorreu as cidades de Lajeado, Estrela e Santa Maria. Para ele, “a Desvenda é uma feira de arte acessível muito importante e que tem em sua proposta a união de diversos artistas com uma curadoria aberta, iniciativa muito necessária na capital e onde quer que vá, já que a cada dia mais ganha espaço e convites para percorrer o Brasil”, afirma.


A exposição Intercâmbio de Arte Contemporânea – Porto Alegre x Santa Maria tem um diferencial. Segundo Lourenço, “ela será exibida em outras cidades. No dia 21 de outubro estará em Montenegro e, finalizando, entre 24 e 27 de novembro, chega em Santa Maria”. O coordenador salienta que todas as obras estão à venda, “e caso alguma peça seja vendida antes de seguir viagem, o artista tem a total liberdade para colocar outro trabalho de sua escolha no lugar”.
__________________________________________________

No festival Macondo Circus 2010

O encerramento da Desvenda de Intercâmbio aconteceu na abertura do Macondo Circus 2010, no Ateliê da Gare em SM, e dividiu este dia com performances, mostras de vídeoarte e graffiti. Confira o vídeo realizado pela Cobertura Colaborativa do festival, com participação de Ananda Kuhn e Rodrigo Pecci, integrantes do grupo responsável pela Desvenda: