Ações da Sala Dobradiça no Festival Fora do Eixo 2010

9.4.10

+A-A+/-

A primeira edição do Festival Fora do Eixo, aconteceu de 06 a 11 de abril de 2010. O Evento reuniu em São Paulo uma programação abrangente que envolveu as produções realizadas longe das metrópoles e ligadas ao Circuito fora do Eixo, levando a capital paulista os principais nomes da música independente, mostras de teatro e intervenções artísticas.

Para o Festival Fora do Eixo 2010 a Sala Dobradiça propôs duas frentes de ação pautadas pelo trabalho em rede: Sala D e Ações dos Coletivos de Arte, que foram realizadas nos espaços da Casa de Cultural Digital.

Sala D: formato expositivo de artes visuais para o ciberespaço (apresentação de protótipo como instalação interativa). Este projeto, a partir de um jogo de elementos dinâmicos, visa a criação de uma plataforma de exposição virtual com a finalidade de comportar trabalhos artísticos referentes a curadorias específicas e cadastros abertos de participantes interessados.

  

 



Apresentação do Projeto Sala D para o público presente




Ações dos Coletivos de Arte: Buscando interconexões e multiplicidade, na intenção de promover um diálogo entre a diversidade de ações coletivas ligadas a cultura independente, foram apresentadas duas ações específicas:

- Coletivo Esquizotrans – Mostra de vídeo
Esquizotrans é um coletivo que se dedica a pensar o corpos-copylefy sexualidades do avesso. Seus trabalhos são vídeos e escritos. São colaboradores de revistas online como Le Monde Diplomatique e Poucas Palavras. Esteve presente coordenando a mostra a pesquisadora, ativista e performer Fabi BorgesConfira mais vídeos no canal do coletivo: http://www.youtube.com/user/esquizotrans 

- Projeto PAKERENHÁQUENHÁ MUSICAL – Música livre contemporânea brasileira. 
Com curadoria de Alessandra Galasso, os músicos e performers Sá Britto e Fernando Carvalho apresentaram um trabalho de improvisação indeterminada sobre estruturas da música tradicional brasileira, dando ênfase à música indígena.