Registros do Clube do Desenho de Claudia del Rio

7.11.09

+A-A+/-

.
Durante 15 dias, entre 21/10 e 04/11, ocorreu em Santa Maria o projeto Clube do Desenho / Sala de Ensaios da artista argentina Claudia del Rio no Espaço Cultural Victorio Faccin, sede do Teatro Universitário Independente (TUI). A realização deste evento vinculou-se diretamente ao Programa de Residências Artistas em Disponibilidade da 7ª Bienal do Mercosul na qual enfatiza neste ano uma maior distribuição das atividades artísticas e pedagógicas, descentralizando as ações anteriormente focadas na cidade de Porto Alegre.

O Clube de Desenho consiste em uma plataforma de contato artístico/pedagógico por meio do desenho que atravessa, de modo simples e preciso, noções de arte participativa, intercâmbio multidisciplinar e criação de acervos. Claudia del Rio escolheu o palco principal de apresentações do Teatro Universitário Independente como suporte para essa proposta. Três paredes foram preparadas para a produção de desenhos feitos de gizes escolares coloridos. Com esses materiais básicos, em duas semanas de trabalho, diversas atividades foram elaboradas por artistas, educadores, entidades e público no geral.
.
Inauguração, dia 21/10.
Os preparativos, depois dos tramites para encontrar um lugar adequado e viável para a execução do projeto, começaram dia 19/10. No dia 21/10, Claudia del Rio apresentou o projeto ao público presente e, logo após, fez um convite para desenhar coletivamente no espaço suporte da sala.
.





Fotos por Fernando Krum
.
. .
EMAET, dia 22 e 23/10
Ainda com vestígios do dia anterior, a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan participou de um encontro mediado por Claudia del Rio. Juntos produziram desenhos compostos por relatos escritos, interações/conversas em palavras e imagens com referência na obras do artista Eduardo Trevisan.




Fotos por Fernando Krum
. .
.

Ênio Monteiro, dia 24/10
Na tardezinha de sábado, dia 24/11, a primeira prospota artistica do Clube do Desenho tomou forma. O artista Ênio Monteiro propôs uma atividade voltada ao desenho de retratos. De modo performático, convocou o público a se retratar em círculos negros de diferentes tamanhos.

A partir deste primeiro momento, Monteiro passou a retratar as pessoas aí presentes nas paredes da Sala de Ensaios, encenando um suposto diálogo entre os rostos desenhados.








Fotos por Fernando Krum
.
.
. .
Elias Maroso, dia 25, 26 e 27/10
Transições, de Elias Maroso, resume-se em um jogo participativo de imagens continuadas e transitórias. A partir de dois desenhos de edifícios em demolição postos nas duas extremidades da sala, o artista convida outras pessoas a produzirem desenhos seguintes com base nos anteriores.

Cada desenho já "reproduzido/assimilado" era tapado com classificados de imóveis. Este jogo sequencial, envolto por ruídos de implosões e anúncios imobiliários, proporcionou uma diluição dos aspectos visuais da imagem primeira.





Fotos por Fernando Krum
.
.
v
.
.
.
CAPS, dia 28/10
Adolescentes do centro de apoio psico-social deram continuidade a proposta de Elias Maroso, construindo imagens a partir do que viam e do que escutavam na edição sonora feita pelo artista.





Fotos por Alessandra Giovanella

.
.
Escola Marista Santa Maria, dia 29/10
Com uma turma de aproximadamente 40 pré-adolescentes, os alunos da Escola Marista trabalharam a temática da cidade. Surgiram interessantes soluções com o giz líquido e efeitos produzidos apenas com água.
.




.
.



Fotos por Alessandra Giovanella
.
d.
Marcelo Forte, dia 30/10



O artista Marcelo Forte desenvolveu a proposta Jardim-cuni, na qual convida o público a completar seu desenho primeiro com elementos que cada um imagina encontrar em um jardim.







Fotos por Alessandra Giovanella
.
.
Braziliano, dia 31/10



Proposta de Braziliano seguindo sua linha poética do grafite de rua. Os visitantes estavam livres para realizarem interferências relacionadas ao desenho do artista.












Fotos por Alessandra Giovanella
. . .
Alessandra Giovanella, dia 01 e 02/11
Neste trabalho, Giovanella convidou o público a declarar em texto seus "silêncios guardados". A partir de tais escrituras, iniciou-se a estruturação de um desenho que transforma a escrita em recurso visual para elaborar grandes imagens de relicários, dispostas em toda a sala de Ensaio.







Fotos por Elias Maroso
.
.
.
E.M.E.F. Parque Pinheiro Machado, dia 03/11
Alunos da 6ª série e 9ª série deram continuidade a proposta de Alessandra Giovanella criando imagens a parte de texto e relicários próprios.
..










Fotos por Alessandra Giovanella

(postagem em construção)